-
Notícias
25/02/2011Celi realiza mais uma obra em São Paulo
Em fase de execução, Sistema Produtor de Água Mambú/Branco vai beneficiar moradores da região da Baixada Santista
A Construtora Celi mantém sempre firme seu patamar de excelência realizando importantes obras públicas em Sergipe e além fronteiras. Ela é responsável pela execução de grandes projetos voltados para as diversas áreas de construção civil, urbanização, saneamento, drenagem e muitas outras obras especiais de alta complexidade.
A Celi foi a empresa contratada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) para a execução das obras do Lote 1 do Sistema Produtor de Água Mambú/Branco, localizada na região metropolitana da Baixada Santista, município de Itanhaém-SP. Esta obra compreende captação de água bruta, adutora de água bruta, estação elevatória de água bruta, estação de tratamento de água, estação elevatória de água tratada Rio Branco, estação elevatória de água tratada Melví e Centro de Reservação Melví, em Praia Grande/SP.
De acordo com o Engenheiro Civil da Celi, Luis Eduardo Guerra, as obras foram elaboradas com muito planejamento e tecnologia, e constituem no aumento de produção, tratamento, transporte de água bruta, reservação e parte da distribuição do sistema de produção Mambú Branco, localizado no município de Itanhaém. “Elas envolvem uma captação de água bruta do tipo sub-álvea, uma estação elevatória de água bruta (EEAB) com duas bombas na primeira etapa e uma adutora de água bruta que recalcam a água captada até uma Estação de Tratamento (ETA) do tipo floto-filtração. Já o Centro de Reservação Melví que receberá água proveniente do sistema Mambú Branco e a água captada do Sistema Melvi”, explica o engenheiro.
Com experiência e tradição em obras públicas, o contrato da Celi com a Sabesp na realização do projeto compreende toda a construção civil, fornecimento e montagem eletromecânicas. No Centro de Reservação Melvi, as águas serão armazenadas em dois reservatórios de 10.000 M³ (10 milhões de litros) cada e serão distribuídas para três sistemas através de uma estação elevatória de água tratada (EEAT): Sistema Humaitá, que abastecerá o reservatório Humaitá situado na região continental de São Vicente; Sistema Setor Melvi, que compõe a Região Sul de Praia Grande até a Vila Tupi e Sistema Xixová.
O sistema de captação de água bruta do Rio Branco será composto basicamente por uma captação direta no curso d’água, mediante tomada feita numa barragem de derivação do tipo sub-álvea, seguida por desarenador, estação de bombeamento EEAB. Esse sistema funcionará de maneira integrada com o sistema de produção de água bruta do rio Mambu, já existente, o qual também terá suas águas encaminhadas à Estação de Tratamento de Água - ETA Mambu/ Branco.
“A ETA Mambú/Branco foi projetada para reforçar os sistemas de distribuição de água existentes em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. Será responsável pela potabilização da água bruta oriunda dos dois mananciais do sistema, os rios Mambu e Branco. A ETA e a EEAT Rio Branco, estão localizadas no município de Itanhaém na estrada do Aguapeú, a aproximadamente 11 km da sua saída na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em área anexa onde atualmente situa-se a EEAT/Mambu, da própria SABESP”, explica Luiz Guerra.
A construção do Sistema Produtor de Água Mambú/Branco estão em total execução, encontrando-se nos seguintes estágios: na parte da Captação, a Barragem já com as obras civis finalizadas, sendo que estão em fase de término de fundações as unidades do Canal Desarenador, Poço de Sucção e Galeria de Adução, assim com o Estação Elevatória de Água Bruta.
As obras civis estruturais da administração da ETA, como sistema de cloro e cabine de medição estão finalizadas. Estão em fase de fundação, a substação, sistema de cal, e em fase de concretagem de estruturas a Unidade de Processo. Já as obras da EEAT Rio Branco estão finalizadas.
“As obras civis e montagens eletromecânicas do CRMELVI já encerraram. Estamos em fase de entrega do sistema para a SABESP. No final de 2010, especialmente no Natal e Revellion, o sistema foi colocado em operação e foi responsável pelo atendimento de grande parte da demanda por adução, amenizando o antigo e constante problema da região da baixada santista que é a falta d’água. O funcionamento ocorreu dentro do esperado, sendo elogiado pela direção da SABESP, que inclusive, sentindo confiabilidade nas obras entregues, aumentou bastante a adução pelo nosso sistema, sem contar que os reservatórios ficaram com toda sua capacidade”, comemora Luiz Guerra.
A ampliação do sistema produtor de água na região da Baixada Santista vem para sanar o problema de falta de água trazendo muitos benefícios para toda a população. “Há décadas, a região tinha necessidade do atendimento da demanda de água potável, particularmente em épocas de alta estação. A obra da Celi visa o aumento deste fornecimento, através das construções previstas, que além de obviamente criarem novas unidades, irão permitir a readequação e otimização de todo o sistema existente. Isto significa bem estar e saúde para toda a população.
A equipe técnica da Construtora Celi responsável pela construção do Sistema Produtor de Água Mambú/Branco, em São Paulo, é composta por Luciano Franco Barreto, Holon Fonseca Filho (diretor operacional), Luís Eduardo Guerra (superientendente de obra e coordenador de contrato), Caio Guimarães Santana (produção civil e medição da área civil), Marcelino Sidney Bartz (planejamento e medição da área eletromecânica), Rogério da Silva Passos (produção civil).
Para o presidente da Celi, Luciano Barreto, é uma grande satisfação e orgulho ver que a construtora sergipana amplia seus horizontes e contribui significativamente para o desenvolvimento do país. “Toda a credibilidade da Celi é reflexo dos trabalhos executados com grande qualidade técnica e operacional. As expectativas das obras em parceria com a Sabesp vem sendo atendidas. A demanda que conseguimos já atender no final de 2010 foi uma grande vitória para a engenharia nacional, sendo que a Celi teve presença importantíssima no processo”, comemora Luciano Barreto.Mais notícias