Força de vontade é a principal característica dos alunos do projeto ‘Despertar Para o Conhecimento’ do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). A turma é composta por colaboradores da Construtora Celi que trabalham durante o dia e à noite, ainda encontram disposição e interesse para estudar.
A Celi como uma empresa cidadã busca sempre oferecer meios para que seus colaboradores se desenvolvam profissionalmente, agreguem novos conhecimentos e adquiram novas experiências para a vida pessoal também.
Cimeria Santos Cordeiro que trabalha como auxiliar de serviços gerais na Celi há 5 anos, explica que nunca usou um computador e seu primeiro contato com essa ferramenta tecnológica aconteceu ao ingressar no projeto do ILBJ.
“Eu não sabia nem ligar um computador, aí quando surgiu a oportunidade para fazer esse curso de informática aqui pela empresa eu tomei coragem e me inscrevi. Confesso que já pensei em desistir algumas vezes porque eu achava tudo muito difícil, mas o professor que nos orienta é ótimo, atencioso, paciente e nos incentiva a continuar”, conta Cimeria.
Luciana Lima de Oliveira que está na empresa há 07 meses não perdeu tempo e já ingressou no ‘Despertar para o conhecimento’. De acordo com a colaboradora o projeto é ótimo e possui aulas bem dinâmicas e por isso ela espera colher bons frutos após concluir a informática básica e avançada. “Esse curso pode me ajudar em muita coisa, minha expectativa é me preparar para desempenhar outras funções e consequentemente crescer no trabalho e poder mudar até de atividade. Não é toda empresa que dá a oportunidade para que seu funcionário possa aprender coisas novas e melhorar enquanto profissional, então quando soube que existia esse projeto do Instituto e que beneficiava nós aqui na Construtora eu não pensei duas vezes e logo me inscrevi”, disse Luciana.
Joicy da Conceição Martins está na Construtora há 2 anos e explica que o motivo que a fez ingressar no projeto ‘Despertar para o conhecimento’ foi a oportunidade de fazer um curso bom e gratuito. “Os horários e dias das aulas são bons porque dá para a gente conciliar com o nosso trabalho. Eu já havia iniciado cursos de informática em outros lugares, mas nunca tinha concluído e dessa vez quero ir até o fim para receber o certificado que poderá ser importante no futuro para o meu currículo”, ressalta a auxiliar de serviços gerais Joicy.
O ‘Despertar para o conhecimento’ tem duração de oito meses divide-se em duas etapas: Informática Básica e a Informática Avançada. O intuito é valorizar a experiência e vivência do operário, viabilizando o retorno ao contexto socioeducativo, elevando a autoestima e autoconfiança para que novos conhecimentos sejam construídos.